quarta-feira, 17 de março de 2010

Estratégias de marketing em mídias sociais



Você deve estar em uma boa posição para alterar sua abordagem de brand equity, segmentação, comunicação, conteúdo e estabelecer metas realistas. Sua estratégia deve definir explicitamente os objetivos do negócio que você quer que seus esforços de marketing digital ajudem a alcançar. Tal como acontece com qualquer outra jornada, você só pode planejar uma rota eficaz se você tem um claro e inequívoco destino em mente desde o início. A clareza dos objetivos pode trazer o sucesso ou o fracasso à sua estratégia.


Então, o que busca entrando nas mídias sociais?
• Monitoramento contínuo das conversas sobre marcas, produtos e serviços?
• Participação da empresa nas conversas, criando uma via de duas mãos?
• Identificar os clientes e estimular aqueles mais entusiasmados a disseminarem mensagens positivas sobre a marca, produto ou serviço?
• Estimular os consumidores a se apoiarem mutuamente em comunidades?
• Ajudar os clientes a trabalhar uns com os outros para melhorar seus produtos e serviços?

Seja qual for seu objetivo, o marketing nas mídias sociais requer uma abordagem diferente:
• O novo marketing é diferente por que nele o diálogo é transparente e natural, com credibilidade;
• O valor da marca é determinado pelos consumidores;
• A segmentação é feita através do comportamento, atitudes e interesses;
• O conteúdo é feito por profissionais e também por consumidores;
• Marketing é mais do que somente propaganda e branding;
• As pessoas querem autenticidade;
• As pessoas querem participar, não propaganda;
• Em vez de provocar uma interrupção, o marketing entrega o conteúdo apenas no momento em que as pessoas precisam dele;

O marketing nas mídias sociais se baseia em avaliar o perfil, estabelecer objetivos, elaborar estratégias e definir quais elementos (tecnologias) adotar para se comunicar com os consumidores. As estratégias de marketing, quando bem executadas, podem mudar profundamente a maneira como uma organização se relaciona com seus consumidores.


Embora a próxima geração do marketing esteja ainda em sua infância, as mídias sociais já estão tendo um efeito. Não importa o tipo de negócio em você esteja, as metas do marketing permanecerão as mesmas de sempre – atrair e manter clientes. No entanto o papel do marketing mudou e as mídias sociais estão promovendo essa mudança.

As empresas com alto grau de engajamento em mídias sociais são vistas como empresas focadas no cliente, inovadoras e a mudança não se da apenas na imagem, mas também, na própria mentalidade da organização que passa a acompanhar as necessidades e desejos dos consumidores.


A web abriu uma grande oportunidade para chegar diretamente a nichos de compradores com mensagens direcionadas que custam uma fração dos altos orçamentos de publicidade

Nenhum comentário: