terça-feira, 27 de abril de 2010

Concorrência Desleal

Concorrência vai sempre existir, mas ela já começa a perder características ferrenhas e o mercado de comunicação é um dos mais atingidos com essa crise. Com essas dificuldades, o mercado de comunicação se vê obrigado a inovar constantemente. Vemos por aí quase todos os dias várias ações de concorrência desleal, até certo ponto é até natural essa competitividade, para tornar o produto mais atrativo para o cliente... Alguns exemplos:



Pepsi x Coca Cola:


Nesvita x Activia (Propaganda Comparativa) Tigre x Amanco
(referência direta ao concorrente)


E dentre tantos outros produtos similiares concorrentes: Alpargatas x Grendenne, Microsoft x Apple, Guaraná Antartica x Kuat, Vivo x Claro x Tim x BrT...

Mas comecei a questionar, até que ponto vale dar tanta atenção para a concorrência? Eu vi esse comercial e não acreditei no que estava vendo: O Burger King roubando uma fórmula do sanduíche McMuffin, do McDonald's. O vídeo, intitulado de "Sneaky King", quis parecer engraçado e mostrar que o Burger King faz o mesmo sanduíche do McDonald's, mas por um preço menor. Para mim, significou que o Burger King admitiu que o sanduíche do concorrente é tão bom que precisa ser imitado e até ter suas fórmulas roubadas. Com isso, ainda transmitiu uma mensagem inadequada para as crianças.



Nenhum comentário: