domingo, 18 de julho de 2010

Guaraná Jesus - O sonho cor de rosa!

Se você algum dia na sua vida você já bebeu Tubaina, então não tem porque não gostar do refrigerante Jesus, mas antes de falarmos um pouco mais sobre a sua compra pela Coca-Cola e entender os motivos desta, vale a pena conheçer a História interessantíssima sobre o Guaraná Jesus.

É um refrigerante refinado, de cor rosa com sabor adocicado, lembrando vagamente cravo e canela, devido a estes serem dois de seus, segundo a lenda, 17 ingredientes. Muito popular no estado do Maranhão, e uma delicinha, por sinal!

O Guaraná Jesus é um refrigerante que foi criado em 1920 pelo farmacêutico Jesus Norberto Gomes, em São Luís, Maranhão. O refrigerante foi criado acidentalmente quando Jesus tentou sintetizar o remédio que estava em voga no momento com uma máquina de gaseificação importada.

Os ingredientes são, até onde sabe-se, naturais. São extratos de guaraná, que contém cafeína, teofilina e teobromina, coletados em uma viagem que Jesus fez para a Amazônia.

Ironicamente, Jesus Gomes era ateu e, após agredir fisicamente um padre, foi excomungado pela Igreja Católica.

Por causa da popularidade na região, a Coca-Cola comprou a marca, tornando-o mais barato e seguiu a comercializá-la somente no estado do Maranhão, único lugar onde o guaraná é produzido. Tem como slogans oficiais “O Sonho Cor-de-Rosa”, “Abençoe sua sede!” “Guaraná Jesus, porque nem só de pão vive o Homem” e “Fé no estômago.

Com o domínio de 21,3% do mercado de refrigerantes no Maranhão, o guaraná Jesus, produzido desde 20010 pela Coca-Cola, há anos vem desbancando marcas tradicionais como Fanta, Sprite, Pepsi e os concorrentes diretos Kuat e guaraná Antarctica. Atualemnte a Jesus só circula no Maranhão e em parte do Tocantins, numa estratégia de foco. Mas isso está prestes a mudar.

Nova identidade visual

Recentemente a Coca-Cola Brasil finalizou a campanha para escolher a nova lata do Guaraná Jesus que passará a ser comercializado em todo Brasil. O novo slogan do Guaraná Jesus é bem legal porque remete ao Maranhão: “Natural do Maranhão”, com certeza será o começo dessa nova era do refrigerante maranhense. É vrdade que no Maranhão as pessoas nunca concordaram com essa idéia de espalhar esse sabor por todo Brasil, mas acredito que será mais um case fantástico de expansão da marca!


Seria algo “nosso”, um produto “do Maranhão” e desde que a Coca-Cola havia adquirido a fórmula deliciosa do Jesus vinha se comprometendo a isso, a vender somente no Maranhão. Levar a todo Brasil talvez tenha sido porque o refrigerante faz sucesso com os turistas e frisando, é um dos mais caros no comércio por lá, até mais que a Coca-Cola.


No entanto o sucesso está motivando o grupo Lago, detentor das marcas Coca-Cola no Estado, a planejar a expansão do refrigerante pelo país e pelo exterior. Único guaraná cor-de-rosa foi por muitos anos líder do mercado maranhense de refrigerantes, só perdendo essa liderança na década de 1960, com a chegada da Coca-Cola, que atualmente detém 40% do mercado estadual.

Sabiamente a Coca-Cola manteve as características do sabor e embalagem do refrigerante para não cometer o erro de o produto perder market share visto que este já tinha aprovação de sabor e rótulo do consumidor local.

Uma curiosidade que ronda os bastidores é que a Marlene Mattos tentou comprar a Marca Jesus para que ele fosse vendido como Guaraná da Xuxa, mas graças ao bom Deus a Família dona da marca não cometeu o sacrilégio de vendê-lo a Marlene.

Nenhum comentário: