quinta-feira, 29 de abril de 2010

De Blog em Blog - Música

Hoje é meu primeiro post no"De blog em blog", que é onde blogueiros de todas as partes postam sobre o mesmo tema em seus blogs, todas as quintas-feiras. E o tema de hj me agrada muito: MUSICA! Vou falar um pouco sobre a influência da Música na Publicidade, quando e como essa influência começou, e claro, postar alguns deliciosos e inesquecíveis jingles

É notória a relação de amor entre a Publicidade e a Música há tempos!

Diariamente somos bombardeados com propagandas sobre todo tipo de produto possível em todas as mídias conhecidas, como espectador o máximo que podemos desejar a respeito é que essas propagandas sejam bacanas e que acrescentem algo além do trivial, que é pura e simplesmente a exposição da marca, resultando na venda do produto.

Quando os comerciais envolvem músicas (os conhecidos jingles), a possibilidade deles ficarem marcados em nossa cabeça é grande, não é difícil se pegar cantarolando alguma música que você acabou de ver em um comercial, mesmo que seja de maneira inconsciente. "Sabe aquele sonho que você deseja... Ou seja: Cerveja...", por exemplo, foi durante meses o toque do celular de uma amiga... Essa espontaneidade na absorção da mensagem publicitária e, mais importante, identificação com a marca, é tudo que qualquer empresa deseja, e vemos inúmeros e marcantes exemplos de sucesso nesse sentido.




O que é um jingle

Os jingles caracterizam-se como mensagem publicitária musicada, é elaborada com um refrão simples e de curta duração, a fim de ser lembrado com facilidade. É música feita exclusivamente para um produto ou empresa. Um jingle é um slogan memorável, feito com uma melodia cativante, transmitido em rádio e, algumas vezes, em comerciais de televisão.

Um jingle eficiente é feito para "prender" na memória das pessoas. Por isso é tão comum que as pessoas lembrem de jingles que não são mais transmitidos há décadas... Quem não se lembra das "Duchas Corana, dando um banho de alegria, num mundo de água quente"? E dos filhotes da Parmalat? E não cantava junto o delicioso jingle do Guaraná Antarica "Pipoca e Guaraná"? Não precisa ser apaixonado por propaganda para conhecer e amar esse jingles memoráveis... Vale relembrar:





História dos jingles

O primeiro jingle foi produzido en 1926, nos EUA, para um cereal matinal chamado Wheaties, cujo slogan principal é "Para um café da manhã de campeões". O auge do jingle foi na década de 50, nos EUA, no boom econômico. Era usado em diversos produtos, como cereais matinais, doces, tabaco, bebidas alcoólicas, carros e produtos de higiene pessoal.

A propaganda já existia em algumas emissoras de rádio no Brasil, na forma de merchandising, sem formato e frequência definidos. Em 1932 Ademar Casé que injustamente ficou rotulado como "o homem que prostituiu o rádio no Brasil", em seu programa de variedades foi criado o 1º jingle do Rádio no Brasil.

Nassara um dos redatores do programa compôs o 1º jingle da história no Brasil. Albino, um senhor português, dono da padaria Bragança, foi abordado por Casé para ter seu comércio anunciado, no entanto Albino não se interessava pelo negócio, foi quando Ademar Casé lançou a proposta de anuciar sem compromisso. Com a simples condição de que Albino só pagaria se gostasse. Nassara não perdeu tempo, aproveitando a nacionalidade do cliente fez trêz quadrinhas em ritmo de fado, que foi cantado com sotaque português na voz de Luís Barbosa, nascendo assim o 1º jingle da padaria Bragança:

" Oh, padeiro desta rua, tenha sempre na lembrança, não me traga outro pão que não seja o pão Bragança;/ Pão inimigo da fome. Fome inimiga do pão, enquanto os dois não se matam, a gente não fica na mão;/ De noite, quando me deito e faço a oração, peço com todo o respeito que nunca me falte o pão".

Hoje em dia, com o custo crescente das licenças de músicas já existentes, diversas empresas redescobrem o jingle feito especialmente para o produto como uma forma mais barata de produzir seus comerciais. Exemplo: músicas para políticos, festas, datas comemorativas, supermercados, lojas, shopping centers...

No Brasil, existem muitos estúdios que se dedicam a essa atividade. A construção de um jingle tem seu início na venda. Em reunião, a agência de propaganda coleta o máximo de informações a respeito do produto e encaminha um briefing ao responsável pela criação. Uma vez criado, o mesmo retorna ao cliente para apreciação e efetiva aprovação. Uma vez aprovado, dá-se início à produção com a escolha do arranjador, cantores e instrumentistas. Atualmente, o Brasil destaca-se pela criação de jingles.




Blogs participantes:

*Maria Gabriela - Lugar de Maria
* Raquel - Contando Pensamentos!
* Emerson- Pensamentos Diretos
* Lucas- Abra o Bico
* Mah- Geny Fiorella
* Dai- Baú da Maya
* Neide- Pensamentos de uma Sonhadora

Nenhum comentário: