sábado, 8 de maio de 2010

Red Bull Air Race

Iniciado em 2003, o Red Bull Air Race é um campeonato internacional de corridas aéreas em que os melhores pilotos do mundo competem pelo título voando em circuitos cheios de obstáculos desafiadores no menor tempo possível. Durante as provas, os aviões devem passar por vários pilões especiais, conhecidos como air gates. Cada um deles deve ser cruzado com uma manobra específica.

As corridas acontecem acima de cidades, do mar ou de maravilhas naturais ao redor do mundo. Em 2010, o roteiro do evento inclui oito países, entre eles o Brasil. A etapa nacional começou hoje (08/05) e terminará amanhã (09/05) na praia do Flamengo, no Rio de Janeiro.


Um show maravilhoso de manobras radicais e muita adrenalina! Essa jogada de marketing da Red Bull é excelente! Na verdade eles patrocinam o evento, ok. Mas não contratam nenhum veículo de mídia para divulgar.


Toda divulgação se dá em forma de mídia espontânea, que por fim é uma excelente exposição da marca e reforça seu posicionamento que é ser uma marca jovem, apreciada no mundo todo por atletas de elite, profissionais dinâmicos, estudantes ativos e motoristas em viagens longas...



A marca

A Red Bull é reconhecida internacionalmente por suas ações inovadoras e por ser uma empresa que acredita muito nos esforços de marketing, tendo cerca de 35% de sua receita destinada as verbas de marketing, têm como base as ações em torno de esportes, cultura e juventude.


Nascida na Áustria, a Red Bull também ganha destaque pelo seu design de produto diferenciado das demais bebidas e com identificação clara. A empresa presa pela inovação em suas ações, e também dispõe aos seus colaboradores harmonia e tranqüilidade necessária á criatividade dos mesmos.


Como meu negócio aqui é comunicação vale falar sobre assunto! Na comunicação implantada pela Red Bull, podemos observar que apenas uma pequena parte da sua verba é dada a mídias convencionais.


O seu principal diferencial é que ganham mídia espontânea causada através da criação e ao patrocínio de eventos ligados ao esporte e a cultura, o que traz uma interação entre o seu público alvo e o produto/marca.
Como mídia convencional, recentemente pudemos observar a volta das vts que já fizeram tanto sucesso... Red Bull te dá asas...




Nenhum comentário: